sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Tipos e formas de trabalho

Existe três tipos de trabalho: full-time, part-time e casual.
Full-time, consiste em trabalhar por tempo inteiro, até 40 horas semanais.
Part-time tem o limite de trabalho até 20 horas por semana. Os horários são fixos e não passam de quatro horas de trabalho por dia.
Casual não tem horário fixo nem um compromisso diário. Normalmente é usado em ocasiões ou actividades específicas.

Webgrafia: Hello Australia, Tipos de trabalho, 2009, 24 de Setembro de 2010, http://www.helloaustralia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53&Itemid=89&lang=pt

Num animador é usual os três tipos de trabalho, depende de onde está inserido no mercado de trabalho e/ou se anima por exemplo festas de aniversário sendo neste caso considerado trabalho casual.

Existe várias formas de trabalho: trabalho manual, intelectual, simples, complexo, de execução, de investigação, de organização e direcção.

Trabalho manual: exige maioritariamente um esforço físico, ex. pescador.
Trabalho intelectual: exige predominantemente esforço mental, ex. contabilistas.
Trabalho simples: pode ser executado por qualquer pessoa, mesmo sem qualificações, exigindo apenas aptidões naturais de qualquer ser humano.
Trabalho complexo: trabalho qualificado com aprendizagem prévia e especialização através da divisão social e técnica do trabalho.
Trabalho de execução: trabalhadores qualificados ou não-qualificados produzem de forma directa bens ou serviços, ex. artesão.
Trabalho de organização e direcção: executado de forma indirecta, permite fazer um eficaz funcionamento da empresa ou organização, estando ligado ao desempenho de funções de previsão, organização e coordenação.
Trabalho de investigação: permite a descoberta e inovação nas empresas, organismos públicos de investigação e desenvolvimento; tendo assim como objectivo a realização de pesquisas de carácter científico e técnico.

Bibliografia:
Cardoso, M. Manuela e Reis, Vítor – Introdução à Economia, 10º ano: Edições ASA, 1999, 1ª Edição, pág. 62 a 64.



Em relação ao animador penso que executa um pouco de todas as formas de trabalho: executa as actividades preparadas (manual), pensa e planifica as actividades / projectos (intelectual), toda a gente consegue fazer uma actividade com um certo público-alvo (simples), os animadores na sua maioria acabam por se especializar numa só área e tem que andar sempre em constante aprendizagem (complexo), em projectos por vezes criamos materiais recicláveis em roupa ou construímos bens (de execução), temos que manter a organização e controlo das actividades e/ou do público-alvo (de organização e direcção), pesquisamos e fazemos formações com objectivo de inovar o nosso trabalho (de investigação). Como podemos ver, um animador faz muita coisa.

4 comentários:

Leninha disse...

Gostei desta postagem (:

A relação da matéria com a Animação está boa !

Continuação de bom trabalho!

Anónimo disse...

ISTO É MERDA RALADA

Anónimo disse...

merda verde

Enviar um comentário

  ©O Meu P.D. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo