sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Noção de trabalho

   A origem etimológica da palavra "trabalho" significa tripalium, ou seja, instrumento de tortura composto de três paus ou varas cruzadas, ao qual se prendia o réu (segundo R. Cabral). Também tem como significado: exercício de actividade humana, manual ou intelectual, produtiva, física; serviço.
   No caso do animador acho que o trabalho inclui actividade física mas é maioritariamente intelectual, isto porque, nós temos que pensar nas actividades, fazer as planificações das mesmas, pensar como captar a atenção do nosso público-alvo e como os irá ajudar (ex. memória, capacidade motora, etc), entre outros aspectos.
    
   Durante os séculos da Idade Média o trabalho era considerado um sinal de inferioridade, escravidão; com a evolução das sociedades isso mudou passando a ser uma fonte de realização pessoal e social onde faz com que os Homens se sintam com dignidade. Conseguindo assim também uma satisfação das necessidades (transformando matérias primas em produtos acabados, por ex. serviços ou bens).
   O trabalho permite assim obter bens, serviços, desenvolvimento económico e (actualmente) prestígio pessoal.


     Antigamente (e hoje ainda um pouco) havia muita divisão natural do trabalho para cada sexo, os homens têm um certo tipo de trabalhos e as mulheres, outro. Na idade média, os homens dedicavam-se à caça e as mulheres à colheita de frutos.
    Também existia / existe muita divisão social do trabalho, os homens estão mais especializados num certo tipo de áreas (ex. mecânico, pedreiro; e as mulheres, cabeleireiras, manicures). Hoje em dia já se vê mulheres pedreiras, camionistas, mecânicas, etc e homens cabeleireiros, manicures, estilistas, etc.
   Existe também a divisão técnica do trabalho que consiste numa divisão da execução do produto em várias fases, surgindo assim a produção em série e das linhas de fabrico. Passando assim o produto por vários sectores ou pessoas, onde cada um lhe dará o seu contributo naquilo em que está mais especializado.
  
     Na área da animação não há distinções na divisão natural. Qualquer pessoa preparada para tal pode ser um asc. Temos também um papel importante nesta questão das diferenças, acho que nós como animadores devemos sempre promover o conceito de igualdade (entre outros tão importantes como este), devemos tentar orientar ou fazer ver uma outra perspectiva para quem tem este tipo de "preconceito". Somos todos iguais, todos temos objectivos, todos temos necessidades. Quanto à divisão social estamos inseridos na profissão do Animador Sociocultural, onde depois nos especializamos na área que pretender mos (ex. animação infantil, organização de eventos, etc). Relativamente à divisão técnica do trabalho acho que não executamos esse tipo de divisão.


1 comentários:

Margarida disse...

"segundo R. Cabral"? Não o indica na bibliografia!

"No caso do animador acho que o trabalho inclui actividade física mas é maioritariamente intelectual" Será????

"Relativamente à divisão técnica do trabalho acho que não executamos esse tipo de divisão."??? Então não há áreas especificas dentro da própria ASC????

Enviar um comentário

  ©O Meu P.D. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo