quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dinâmicas de grupo

Para dar inicio a este módulo de uma maneira mais prática começamos por fazer umas pequenas dinâmicas de grupo. Tinham como objectivo tentar sentir-mos as dificuldades sentidas pelas pessoas ditas “não normais”, vou descrever um pouco para quem quiser experimentar, acho que o deviam fazer para sentirem na pele como é difícil o dia-a-dia destas pessoas.
1 – Escrever uma frase ou o nosso nome com a mão que não é costume e depois com a boca, como se não tivesse membros superiores.
2 – Com os olhos vendados, tem que reconhecer um colega. Pode faze-lo através do tacto ou cheiro. Este colega para dificultar pode se modificar, usando óculos de um colega, trocar acessórios, prender o cabelo, etc.
3 – Uma pessoa, ou grupo, tem que dizer uma frase através da língua gestual e o resto do grupo tem que decifrar. Torna-se difícil para o que envia e para o que recebe a mensagem.
4 – Com os olhos tapados tem que se fazer um percurso, no nosso caso foi do nosso lugar até à porta da sala e voltar ao lugar. Pode ser um de cada vez ou 4/5 pessoas ao mesmo tempo.

Reflexão pessoal:
Achei estas dinâmicas muito interessantes, dá para sentirmos estas dificuldades e faz-nos pensar que se assim tivesse que ser o nosso dia-a-dia iria ser muito difícil, chegando a haver pessoas que dizem mesmo que não conseguiriam sair de casa ou até mesmo viver. Eu acho que para mim iria ser mesmo muito difícil porque eu se não tivesse a visão ou os membros todos acho que me iria sentir tão frustrada e perdida, que não sei se iria conseguir lidar com a situação…
Com estas dinâmicas senti-me: frustrada, insegura, incompreensível, desorientada, revoltada, independente.
O que a turma no geral mais sentiu foi: dificuldade de orientação, dificuldade de compreensão, falta de segurança, dificuldade de expressão, dificuldade de localização, revolta, dependência.
Resultado da actividade do ponto 1

0 comentários:

Enviar um comentário

  ©O Meu P.D. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo