sábado, 19 de fevereiro de 2011

Relação

Este projecto tem muito a ver com a animaçao pois vai exigir muita interacção entre nós animadores e organizadores e a populaçao. Assim vão ter conhecimento das nossas actividades e vão poder conhecer melhor a vila de Alenquer e o seu patrimonio.
Apela-se assim que muita gente participe e que reconhecam o nosso trabalho.
Se participar só fica a ganhar! :)

Leia mais...

Logotipo

Este foi o logotipo realizado pelo meu grupo.
Também escolhemos nomes individualmete onde o meu foi "pistas para te animar".

Leia mais...

Percurso (esboço)


Realizamos este esboço do percurso para termos uma noçao do espaço por onde vamos passar.

Leia mais...

Lista de materiais

MATERIAL NECESSÁRIO PARA O PERCURSO:
ª      2 Baralhos de cartas
ª      3 Bolas de ténis
ª      Folhas Brancas
ª      Material de Escrita
ª      Envelopes
ª      Cronómetro/Relógio
ª      Sacos
ª      15 latas

Esta lista foi realizada com base nas necessidades que iremos ter ao longo da realização do percurso. Esta pode ser alterada ou não, tendo depois de analisar melhor o percurso e qual grupo leva o que. Isto pertence apenas à nossa metade do percurso.

Leia mais...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Jogos a realizar durante o percurso

Estes jogos foram estabelecidos por nós e irão ser realizados durante o percurso. 

Tribunal - “Jogo das Latas”
Material: 15 Latas, 3 bolas de ténis
Tempo: 10 minutos
Descrição: É criada pelos organizadores uma pirâmide de latas, onde a equipa em fila a uma distância determinada terá de atirar à vez uma bola contra essas mesmas latas, a fim de derrubar o maior número possível de latas.
Biblioteca - “Quem conta um conto acrescenta um ponto”
Material: Uma folha branca por cada equipa, material de escrita (esferográfica) e a lista de palavras.
Tempo: 10 minutos
Lista de palavras: dia, diversão, jogo, almoço, equipa, animação, Alenquer, caminhada, aventura e momentos.
Descrição: A equipa terá de construir um pequeno texto criativo utilizando como palavras-chave as palavras que lhes foram fornecidas.

Bombeiros - “Vestir e Despir”
Material: Fatos e acessórios dos bombeiros, cronómetro.
Tempo: Menor tempo possível.
Descrição: Duas pessoas da equipa terão de vestir o fato e os acessórios dos bombeiros no menor tempo possível.

GNR - “Polícia e Ladrão”
Material: Jogo de cartas
Tempo: 5 minutos no máximo
Descrição: São distribuídas 5 cartas onde duas delas representam um polícia e um ladrão sendo as restantes as vítimas. O polícia tem como objectivo descobrir quem é o ladrão, em contra partida o ladrão terá de matar as vítimas com um simples piscar de olhos discreto. O jogo termina quando o ladrão matar todas as vítimas ou o polícia descobrir o ladrão.

Leia mais...

Cronograma do projecto (meses)

Este é o cronograma realizado por nós, como mostra a imagem está definido por meses. Aqui extruturamos as nossas tarefas a realizar e suas datas respectivas.

Leia mais...

O meu grupo

O meu grupo tem como elementos, eu, a Cátia e Joana. Nós ficamos com a tarefa de organizar o percurso difícil (metade dele), as respectivas pistas e postos de controlo.

Em relação ao percurso, foi estabelecido que nós iríamos organizar meio do caminho e o outro grupo a outra metade, ou seja o regresso ao local de partida. Nós temos como pontos de referência para percorrer:
1.      A romeira (local de partida),
2.      Estátua,
3.      Tribunal,
4.      Biblioteca,
5.      Bombeiros,
6.      Igreja Espírito Santo,
7.      Igreja,
8.      GNR,
9.      Santa Casa da Misericórdia (nesta dá-se a troca e a partir daqui é trabalho realizado por outro grupo).

Leia mais...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Grupos de trabalho

Grupo 1 - Patrícia Alexandra, Diogo Carvalho e Fábio Rucha

Actividades a realizar:

  • Organização (verificar se as actividade estão a decorrer conforme o planificado);
  • Elaboração do Regulamento do jogo de Pista (para esta actividade cada aluno deverá elaborar o seu regulamento e de seguida partilhar as suas ideias com os restantes elementos de modo a construírem o regulamento);
  • Elaboração do Programa de Animação que terá lugar no período da tarde (para esta actividade devem fazer um levantamento das actividades de animação propostas pelas 3 turmas do Curso e a partir daí elaborar o respectivo programa de animação).

Grupo 2 - Débora, Helena e Fábio Cruz

Actividades a realizar:

  • Pedido de patrocínios (devem começar por fazer um levantamento do que necessitam e eventuais patrocinadores. Posteriormente devem efectuar os respectivos contactos);
  • Organização do Pic-nic (verificar o local, mesas, cadeiras, bebidas, ...).

Grupo 3 - Joana, Cátia e Patrícia Lopes

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 4, definir a parte correspondente a cada grupo);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 4 - Ana, Tiago e Mónica

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 3, definir a parte correspondente a cada grupo);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 5 - Raquel, Patrícia Arsénio e Sara

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso fácil);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 6 - Ivo, Nádia e Lúcio

Actividades a realizar:
  • Divulgação (devem elaborar um cartaz de divulgação da actividade. Não esquecer os patrocinadores);
  • Convites (devem elaborar os convites formais para os colegas das turmas de ASC e para professores e funcionários. Devem organizar uma pré-inscrição de forma a formarem equipas para cada um dos percursos);
  • Organização de equipas (mediante as pré-inscrições devem formar equipas para cada um dos percursos. O ideal é as famílias não serem separadas, pelo que no boletim de inscrição a família deve decidir qual o percurso que pretende efectuar.

Grupo 7 - Fátima, Diogo Lourenço e Eromárcia

Actividades a realizar:
  • Brindes de oferta (devem realizar um brinde para cada participante. Podem optar por brindes masculinos/femininos ou o mesmo brinde para todos);
  • Certificados de participação (devem realizar um certificado de participação para cada aluno presente na actividade).

    Leia mais...

    Apresentação do módulo 8

    Neste módulo (8 - Projecto Comunitário II) nós, turma do 12ºO, estamos a organizar um peddy paper. Este irá ser realizado na vila de Alenquer no dia 12 de Março, é aberto à comunidade escolar e também pessoas do exterior convidados pela nossa turma (cada um de nós pode levar até cinco pessoas). As pré-inscrições serão feitas até dia 4 de Março.
    O peddy paper tem o nome de  "AlenPapper", este terá dois percursos, um considerado difícil e outro fácil. O percurso difícil será na vila baixa e vila alta e este é considerado ser para as pessoas mais jovens e de melhor condição física. O percurso fácil será realizado apenas na vila baixa, este está destinado para a população mais idosa e para as crianças.
    Este projecto é organizado pela nossa turma do 12º ano, porém da parte da tarde irá também ter o contributo das outras turmas do curso de Animador Sociocultural. Estes estarão a realizar actividades no âmbito da animação, em conjunto connosco, porém diferentes.
    A nossa turma está a organizar o projecto, porém, nós estamos divididos por grupos e cada grupo foca-se num ponto em concreto.

    Junto demonstro o logótipo do peddy paper. Este foi seleccionado através de votações (cada grupo fez um possível logótipo). O monumento representado é uma igreja da nossa Vila.

    Leia mais...

    sábado, 8 de janeiro de 2011

    Direito social e o estado

    Direitos sociais e a Acção sócia, 1993, 8 Janeiro 2011, http://www1.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=13112&m=PDF
    Aqui em cima, vou deixo o link de um documento de apoio para um Relatório elaborado a pedido do Conselho da Europa, em Maio de 1993. Este tem partes interessantes sobre o tema em questão, os direitos sociais. Podem consultar.
    Pessoalmente acho que tem aspectos que devemos saber e ter noção, pois o estado diz que temos direito a muita coisa mas quando avaliando bem a situação observamos que não é bem assim. Nós enquanto cidadãos devemos ter noção da realidade.

    Leia mais...

    Direitos Sociais, filosofia, Prof DAVI


    Este vídeo foi retirado do youtube, com o nome do título que meti neste post. Achei-o interessante pois retrata bem o assunto em que estamos a trabalhar. Não é fácil encarar esta realidade mas ela existe. Temos muitos direitos mas muitas pessoas não desfrutam deles. Eu como indivíduo neste país posso e devo ter noção de como as coisas são realmente. Como animadora posso sensibilizar as outras pessoas para isso, para ajudarem quem não desfruta dos seus direitos e para prevenir e alertar que têm tanto direito como os outros.

    Leia mais...

    segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

    Carta dirigida à sra. presidente da CAP

    Exma Sra.

    Presidente da CAP,
    Somos um grupo de alunas do 12º ano do curso profissional de Animador Sociocultural e vimos por este meio solicitar autorização para fotocopiar 70 cópias para a realização de inquéritos, fichas para as crianças e autorizações necessárias para a realização de um projecto de animação que vamos dinamizar no Centro Escolar de Alenquer no âmbito das disciplinas: de Animação Sociocultural leccionada pela professora Paula Pina e da disciplina de Área de Estudo da Comunidade leccionada pela professora Margarida Ramalho.
    Com os melhores cumprimentos,
    Cátia Leal
    Joana Borges
    Patrícia Lopes

    Leia mais...

    Inquérito aos pais

    Inquérito:
    Qual o seu grau de instrução escolar?
    Mãe: ______    Pai______

    Qual a sua profissão?
    Mãe:_________________________
     Pai:__________________________

    Qual o rendimento do seu agregado familiar?
                = ou < 500€
               Entre 500€ e 1000€
                > 1000€

    Costuma assistir às actividades da escola do seu educando?
               Sim
               Não

    Comunica regularmente com a educadora do seu educando?
               Sim
               Não
               Quando é solicitado

    Tem conhecimento do que o seu filho faz no dia-a-dia na escola?
               Sim
               Não
    Obrigado!

    Leia mais...

    Actividade com crianças

    Contagem de “O que mais gosto de fazer?”

    Total de meninos à 20 alunos

    Jogar à bola à 15
    Pintar à 8
    Brincar com amigos à 9
    Ver Tv. à15
    Comer à 11
    Música à 4
    Brincar com bonecas à 6
    Andar de bicicleta à 13

    Gostou à 18
    Gostou +/- à 2
    Não gostou à 0

    Leia mais...

    Pedido de autorização para os pais

    Assunto: Pedido de Autorização

    Exmo. Encarregado de Educação,
    Somos um grupo de alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas Damião de Goes do 12º ano e queremos realizar um projecto “Somos diferentes mas não nos importamos” na sala onde o seu educando se encontra. Temos como Director de Curso o professor Mário Machado e como docentes das disciplinas: a professora Paula Pina e a professora Margarida Ramalho. Vimos por este meio pedir-lhe autorização para fotografar/filmar o seu educando no decorrer do projecto para que essas imagens possam complementar o nosso trabalho.
    Agradecemos a sua resposta o mais breve possível,
    Com os melhores cumprimentos
    Cátia Leal
    Joana Borges
    Patrícia Lopes

    _____________________________________________________________________________
    Eu, __________________________ Encarregado de Educação do aluno __________________ ________________ autorizo/ não autorizo (riscar o que não interessa) que o meu educando seja fotografado/filmado no decorrer deste projecto.
    Data:
    Assinatura:

    Leia mais...

    Cronograma do projecto (dias)

    Leia mais...

    Direitos das crianças

    Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".

    Esta declaração é composta por 10 artigos, que dizem respeito ao que uma criança pode fazer e ao que as pessoas responsáveis pela mesma devem fazer para que estas sejam felizes, saudáveis e se sintam seguras.

    • Artigo 1º
      Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
    • Artigo 2º
      Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
    • Artigo 3º
      Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
    • Artigo 4º
      As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
    • Artigo 5º
      Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
    • Artigo 6º
      Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
    • Artigo 7º
      Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
      E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
    • Artigo 8º
      Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.  
    • Artigo 9º
      Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
      Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
    • Artigo 10º
    A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

    Leia mais...

      ©O Meu P.D. - Todos os direitos reservados.

    Template by Dicas Blogger | Topo